terça-feira, 26 de julho de 2016

Solomon, de Händel (1758)

O oratório de Händel tem duração de 2h:30min- 2h:40min, nas gravações disponíveis.


É dividido em três atos, cada um com um centro narrativo:
ato 1: após a consagração do templo, juras de amor entre Salomão e a filha do faraó.
ato 2-  foco no conhecimento de Salomão: a cena do julgamento das duas mulheres e a criança
ato- 3- com a chegada da Rainha de Sabá, celebração do rei sábio e rico.

Após a abertura instrumental (6min:50s), temos duas cenas. A primeira é entre Salomão, o Sacerdote e os coros de religiosos e dos israelitas. Temos partes corais, árias e recitativos. A segunda centra entre Salomão e a filha do Faraó, com os mesmos tipos de cena, e um e um dueto entre Salomão. E assim por diante.
A estrutura musical da peça é bem marcada: as partes são bem distintas, seus limites bem traçado, em função do enredo. O centro é ouvir a música e a letrada cantada. Daí pouco deslocamento em cena.

O libreto, mesmo se valendo de um texto antigo, parece estabelecer alusões entre as figuras do mundo bíblico e a da atualidade, no caso o reino de George II. O espetáculo é celebratório: no lugar de guerra, paz e prosperidade.
Winton Dean compara a obra com Oresteia de Ésquilo.

Links:
1- vídeo no youtube
https://www.youtube.com/watch?v=HULyNRpxfy0

2-
https://www.youtube.com/watch?v=aCKezqdjg0k

3- partitura
http://imslp.org/wiki/Solomon,_HWV_67_(Handel,_George_Frideric)

4- libretto
http://opera.stanford.edu/iu/libretti/solomon.htm


Bibliografia

DEAN, W. Handel's Dramatic Oratorios and Masques, Oxford University Press, 1990.
HURLEY,D. Handel's Muse: Patterns of Creation in His Oratorios and Musical Dramas, 1743-1751. Oxford University Press, 2001.
SMITH, R. Handel´s Oratorios and the
Eighteenth-Century Thought. Cambridge University Press, 1995.
WEBB, R.  Handel's Oratorios as Drama. Link: http://symposium.music.org/index.php?option=com_k2&view=item&id=1944:handels-oratorios-as-drama&Itemid=124


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